Lifestyle

4 tipos de investimentos financeiros que mais valem a pena

4 tipos de investimentos financeiros que mais valem a pena

Momentos de instabilidade econômica exigem decisões sábias. Quando a situação financeira do país não é totalmente positiva, diversos setores são afetados. Apesar disso, você não pode perder o foco e precisa analisar as oportunidades existentes para preservar o equilíbrio em seu orçamento.

Muitos especialistas no ramo financeiro defendem que é melhor fazer alguns investimentos do que deixar o dinheiro parado. Bom, acontece que isso é verdade, pois os preços dos produtos aumentam devido à inflação. Ou seja, se em um ano os preços subiram 10% e você deixou suas finanças paradas, você perdeu 10% do seu poder de compra nesse período.

Dessa forma, investir e fazer o seu dinheiro render é uma ótima decisão. E não se preocupe! Sabemos que pode ser confuso e trabalhoso ter que escolher entre os diversos tipos de investimento financeiro. Alguns conceitos e termos são bem específicos, o que atrapalha a sua compreensão.

Nessas horas, é necessário ter muito cuidado antes de tomar uma atitude, já que uma ação equivocada coloca em risco o equilíbrio financeiro de sua família. Foi pensando nisso que fizemos esta lista, para ajudá-lo a escolher como aplicar sua renda. Confira!

Aposte em um desses tipos de investimento financeiro

Na realidade, existem várias modalidades, mas, para tornar tudo mais fácil — e mais seguro —, selecionamos quatro tipos que valem mais a pena.

1. Títulos Bancários

Cada opção oferece rentabilidade e riscos diferentes, e conhecê-las é fundamental para alcançar os resultados desejados. A renda fixa é uma opção é ideal para quem não pretende ficar acompanhando o mercado, pois a intenção é deixar o dinheiro render por um tempo, com formas de remuneração predeterminadas e alta margem de segurança.

Existem vários investimentos diferentes em renda fixa, mas os mais rentáveis no momento são:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário);

  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário);

  • LCA (Letras de Créditos do Agronegócio).

Além da margem de segurança, esses títulos atendem desde os pequenos até os grandes investidores, permitindo que você escolha entre aplicações com maior ou menor liquidez e tempo de resgate.

2. Ações

Para quem está disposto a assumir grandes riscos e obter maiores rentabilidades, o melhor caminho é investir em ações na bolsa de valores. Diferente da renda fixa, a remuneração não é definida no momento da compra, mas pode ser especulada por análises de gráficos e indicadores.

No mercado de ações, o lucro, o impacto e o custo operacional dependem do tamanho do seu capital de investimento. Por isso, esse costuma ser um local para investidores com maior disponibilidade e mais recursos financeiros. Saiba também que as possibilidades de ganhos são maiores, mas os riscos também são. Então pense muito bem antes de comprar uma ação.

3. Fundos de investimentos

Optar por um fundo de investimento isenta você da necessidade de aprofundar seu conhecimento sobre como e onde aplicar dinheiro, já que, nesse caso, um gestor profissional faz isso por você. A forma como suas finanças serão investidas dependerá da estratégia que você e seu gestor combinarem, e isso já inclui a possibilidade de escolher todas as opções anteriores.

Uma das desvantagens dessa alternativa são as taxas de administração cobradas, que podem diminuir a sua rentabilidade.

4. Imóveis

O mercado imobiliário também é uma ótima opção para quem quer fazer o dinheiro render de forma segura, pois existem várias maneiras de obter lucratividade. Você pode comprar um imóvel e vendê-lo por um preço maior.

É possível, por exemplo, comprar por um preço abaixo do valor do mercado e agregar melhorias, como instalar armários e construir uma área de churrasqueira, ou até mesmo adquirir uma residência em uma região que valorizará no futuro.

Você também pode alugá-lo, de preferência com o auxílio de uma imobiliária, já que a relação com os inquilinos fica mais segura do que quando é feita de forma direta. Isso abre possibilidades para você ter uma renda extra em seu orçamento, aliviando as contas mensais e permitindo que você planeje viagens e momentos de lazer em família.

Ter uma renda passiva significa ter tranquilidade com um fluxo de caixa contínuo no futuro, e isso é possível com o aluguel de imóveis. Não se esqueça que esse investimento é imune à quebra de instituições financeiras e ações governamentais.

O Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) está otimista e vê grandes oportunidades no ano de 2018. A redução anual da taxa de juros proporciona o aumento das atratividades dos investimentos construtivos em nosso país. Com o mercado em aquecimento, é possível que você encontre um projeto adequado às suas expectativas.

Tenha em mente que as parcelas de compra do apartamento ou residência, o valor dos aluguéis e outros pagamentos imobiliários são atualizados pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que é um índice de inflação dos preços da construção civil. Como consequência disso, o valor de compra do seu dinheiro é protegido

O que fazer antes de realizar um investimento imobiliário?

Existem, de fato, vários tipos de investimentos financeiros, mas o imobiliário é aquele que oferece os melhores benefícios, não é mesmo? Por causa disso, muitos procuram essa opção. Porém, você deve ficar atento para não cair em armadilhas e prejudicar os seus planos.

É necessário conhecer o imóvel e analisar o seu potencial de lucro. Dê preferência para imóveis em construção ainda em planta. Ao tomar essa atitude, você tem um custo menor de investimento. Além do mais, também é possível conversar com a equipe envolvida na obra e sugerir mudanças e melhorias.

Por isso, faça uma pesquisa de mercado e encontre uma empresa com experiência de mercado, que presta um serviço de qualidade. Trabalhe com profissionais competentes e prontos para atender aos seus pedidos.

Ao ler este conteúdo, você descobriu ótimas formas garantir tranquilidade financeira de sua família. Independentemente da modalidade, o importante é não deixar o seu dinheiro parado. Definir quais são os melhores tipos de investimento financeiro depende do quanto você está disposto a arriscar e quanto tempo tem para se dedicar a isso.

Lembre-se de também variar o portfólio de investimento e não depender apenas de uma modalidade. Como consequência disso, a rentabilidade da renda fixa pode cair que os lucros do dinheiro investido em imóveis pode salvar as suas economias, por exemplo.

Porém, sempre se lembre de conferir a inflação e optar por categorias que rendem acima dela. Assim, você garante que terá lucros, e não prejuízos.

E então, gostou do nosso post? Agora, siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades do mercado imobiliário. Estamos no FacebookTwitterInstagram e LinkedIn.

Sobre o autor

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito é Arquiteto e Urbanista especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Trabalha com elaboração de projetos e construções. Auxilia seus clientes a criarem estratégias para construírem seus sonhos, por meio de projetos detalhados e planejamento de obras.
Esse blog possui como objetivo apresentar conteúdos para auxiliar você e diversas pessoas a concretizarem seus empreendimentos de maneira simples, segura e organizada.

Deixar comentário.

Share This

Receba conteúdos exclusivos a cada 15 dias. Inscreva-se!

EI, ESPERE!

Junte-se a pessoas que estão por dentro das novidades do blog.

Inscreva-se!

Site 100% Seguro!