Arquitetura

Afinal, como é feito um projeto arquitetônico

projeto arquitetônico

Construir uma casa nova pode parecer uma tarefa complicada. Entretanto, é possível superar todos os obstáculos e problemas ao trabalhar com uma equipe experiente e muito bem preparada. Na hora de fazer o projeto arquitetônico, é necessário analisar vários fatores e conciliá-los em sua concepção.

Antes de tomar qualquer atitude, é fundamental que você saiba como esse tipo de projeto é realizado e quais são as suas particularidades.

Por isso, neste post, você vai aprender um pouco mais sobre o projeto arquitetônico e todos os fatores que influenciam em sua concepção. Confira a seguir!

O desenvolvimento do projeto arquitetônico

Algumas pessoas acreditam que um projeto de arquitetura é uma compilação de desenhos. Porém, existem várias etapas por trás desse conceito.

O arquiteto é um profissional capacitado para criar soluções construtivas que adéquam os desejos seus clientes com a realidade do mercado. Em outras palavras, é ele quem vai tornar realidade o sonho da sua nova casa.

O projeto arquitetônico é a materialização das ideias e do espaço imaginado por você e sua família, sempre levando em consideração as normas técnicas e as leis vigentes em nosso país. Ele pode ser dividido nas seguintes etapas:

Levantamento de dados

Momento em que todas as características e dados são reunidos, a fim de adaptar o terreno e suas soluções construtivas às necessidades do cliente. É nesse momento em que é avaliado o posicionamento do sol, os ventos dominantes, o tamanho da casa, a disponibilidade financeira a técnica construtiva e também detalhes sobre a rotina e costumes dos futuros moradores.

Estudo preliminar

O arquiteto já tem em mãos as informações necessárias para criar um esboço inicial da primeira planta com o aval do cliente.

Anteprojeto

Situação em que as dimensões e decisões já estão bem delimitadas e permitem a definição das características da obra. A planta-baixa de cada pavimento já pode ser elaborada, contando com as informações de cada ambiente, pilares, áreas, dimensões de esquadria, volumetria da arquitetura, etc.

Projeto legal

Adequação do projeto arquitetônico às exigências normativas, visando sua aprovação na prefeitura.

Projeto executivo

Última etapa em que todos os detalhes são desenvolvidos. Nessa hora ocorre o detalhamento do projeto arquitetônico, com todas as especificações de materiais de acabamento, e a sua integração com todos os outros projetos, podendo iniciar-se a obra.

Em todas essas fases, a atuação do cliente é fundamental. Com isso, você consegue acompanhar como está sendo o seu desenvolvimento e pode opinar sobre aquilo que você deseja. É nessa troca de informações que um arquiteto consegue identificar as melhores soluções para o projeto.

Então, ela deve ser baseada nos desejos de sua família e no ambiente que você quer construir. Seja bastante sincero e pense em como você se imagina no futuro.

O projeto arquitetônico é a base para a execução de todos os outros projetos e soluções construtivas de sua casa. Dessa forma, mostramos, abaixo, alguns projetos e pontos que são essenciais em sua criação.

Estudo do terreno

A aquisição de um terreno é o passo inicial de toda obra. Após isso, o arquiteto precisa analisá-lo, a fim de criar uma solução adequada às suas condições. Existem vários tipos de terrenos com as mais variadas circunstâncias de topografia, morfologia e tamanho.

Além disso, cada município possui regras para a construção e ocupação dos terrenos de acordo com a área em que o mesmo se insere. Essas diretrizes também são consideradas na elaboração do projeto arquitetônico.

Antes de qualquer decisão ou aquisição, busque por ajuda profissional e veja se o terreno que você tem ou deseja comprar é ideal para a construção de sua casa. Ao tomar essa atitude, é possível evitar problemas ou gastos desnecessários com a preparação do terreno.

Mas se você já possui um terreno, não se preocupe, o arquiteto se atentará a melhor forma de aproveitamento do mesmo adequando às suas necessidades.

Quer saber mais sobre a jornada de construção do seu imóvel? Baixe o e-book:

ebook como construir a primeira casa

Avaliação das edificações vizinhas

Uma cidade é composta por várias edificações e todas elas têm objetivos e características diferentes. Ao criar um projeto arquitetônico, os aspectos da vizinhança também devem ser analisados.

Por exemplo, se o terreno está localizado entre construções altas, é importante verificar a influência disso sobre a iluminação e a ventilação natural no projeto. É claro que existem muitas soluções artificiais para esses fatores, porém, é possível equilibrar esses critérios afim de criar ambientes mais agradáveis e ainda economizar na ocupação da edificação.

Projeto estrutural

A estrutura de uma edificação é responsável por mantê-la estável e segura. As vigas, pilares, lajes e elementos de fundação de um projeto estrutural precisam cumprir essas funções com muita eficiência.

Então, tenha um projeto estrutural realizado de acordo com o seu projeto arquitetônico e saiba que ambas as soluções precisam caminhar lado a lado para que seus objetivos sejam alcançados.

Projetos de instalações

Relativamente parecidos com o tópico anterior, os projetos de instalações garantem o funcionamento dos sistemas a serem executados em uma obra.

Como o mercado da construção civil passa por constantes mudanças, um projeto arquitetônico deve utilizar o que há de mais moderno e eficiente. Os projetos elétricos garantem o funcionamento e a qualidade de toda a fiação e equipamentos elétricos a serem instalados em uma residência, prezando pela segurança e prevenção de acidentes envolvendo energia elétrica.

Já os projetos de instalações hidráulicas e sanitárias permitem o uso correto da água e a destinação adequada para o esgoto. Ao serem bem dimensionados e projetados é possível evitar a maioria das patologias da construção civil.

 

Portanto, faça uma pesquisa de mercado e encontre uma empresa que ofereça um atendimento diferenciado e que conte com uma equipe de especialistas. Não se esqueça de levar em consideração as etapas inicias e a fase pós-construção.

Construir a casa dos seus sonhos exige muito empenho e dedicação. Nessas horas, o futuro de sua família está em jogo e todos precisam de conforto e comodidade. O projeto arquitetônico de sua residência deve ser baseado nos critérios acima e em seu padrão e qualidade de vida.

Pois então, quer encontrar as melhores soluções sobre a arquitetura e urbanismo e seus projetos de viabilidade? Basta entrar em contato com a nossa empresa!

Sobre o autor

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito é Arquiteto e Urbanista especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Trabalha com elaboração de projetos e construções. Auxilia seus clientes a criarem estratégias para construírem seus sonhos, por meio de projetos detalhados e planejamento de obras.
Esse blog possui como objetivo apresentar conteúdos para auxiliar você e diversas pessoas a concretizarem seus empreendimentos de maneira simples, segura e organizada.

Deixar comentário.

Share This

Receba conteúdos exclusivos a cada 15 dias. Inscreva-se!

EI, ESPERE!

Junte-se a pessoas que estão por dentro das novidades do blog.

Inscreva-se!

Site 100% Seguro!