Construção

Custo de uma obra aprenda como calcular corretamente

custo de uma obra

Hoje em dia, o mercado da construção civil possui várias opções de técnicas e materiais que influenciam no custo de uma obra, sendo possível construir sua casa exatamente do jeito que você deseja.

No entanto, qualquer que seja o caso, saber como calcular o custo de uma obra é fundamental. Quando esse assunto é colocado de lado, você coloca em risco o sucesso das atividades e pode abalar o orçamento financeiro familiar. Desse modo, é imprescindível acompanhar as tendências do mercado e utilizar técnicas que facilitem os serviços a serem desenvolvidos, sempre levando em consideração os impactos econômicos causados.

Por isso, no post de hoje, reunimos informações relevantes para ajudar você a aprender como calcular o custo de uma obra. Boa leitura!

Qual é a importância do planejamento?

O planejamento é uma forma utilizada para manter o equilíbrio entre as questões financeiras durantes as atividades de uma obra. Ele determina como e quando elas devem ser executadas, segundo a disponibilidade de recursos financeiros.

Também possibilita a análise prévia dos cenários e problemas que podem acontecer em um canteiro de obras. Como consequência disso, ao fazer um bom planejamento, você tem mais autonomia e segurança para tomar decisões que influenciam diretamente no controle financeiro, tempo e na qualidade da entrega.

Saiba mais sobre planejamento aqui. Baixe o e-book.

ebook como construir a primeira casa

Como ele afeta o orçamento?

O orçamento é a soma dos esforços realizados para dimensionar o preço de uma obra, contabilizando todas as despesas e gastos em um projeto. Os custos com mão de obra, o pagamento de impostos, a contratação de profissionais e a realização de projetos de arquitetura, são apenas alguns exemplos dos valores que compõem o orçamento.

É importante lembrar que o orçamento e o planejamento devem ser acompanhados a todo momento. Sempre que acontecer algum imprevisto, ambos devem ser revisados e atualizados para que a situação não saia do controle.

Quais os fatores considerar?

Entre os fatores a serem considerados para o cálculo do custo de uma obra, podemos destacar:

Licenças

Toda obra exige documentos e procedimentos de regularização. Cada um deles possuem custos e devem ser solicitados nos momentos certos, podendo ser antes, durante ou depois do início das atividades.

O não cumprimento dessas exigências pode acarretar multas, notificações e até embargos. Fique atento para evitar esses problemas e verifique se sua obra tem tudo o que é exigido. Veja, abaixo, alguns documentos que são básicos para iniciar sua construção:

Contratação de profissionais

Existem vários tipos de canteiros de obra espalhados pelo Brasil. Cada um deles tem características e objetivos diferentes. Porém, todos eles necessitam de profissionais para executar o que foi planejado e orçado.

Essas despesas podem variar de acordo com o tempo e o tamanho da construção. Dessa maneira, é necessário analisar muito bem as oportunidades do mercado e contratar especialistas adequados ao seu orçamento financeiro. Arquitetos, engenheiros, pedreiros e carpinteiros são apenas alguns dos exemplos.

Não se esqueça de contar com profissionais qualificados para acompanhar as etapas da obra e veja os resultados positivos surgirem naturalmente.

Materiais da construção

A construção civil é um dos setores que mais desperdiça insumos. Desse modo, é essencial reduzir e racionalizar o consumo de materiais. Faça uma pesquisa de mercado, identifique as opções mais adequadas e compre apenas aquilo que for necessário. Opte por produtos de qualidade e que não oneram o orçamento.

Como calcular o custo de uma obra?

O custo de uma obra pode ser elaborado de três formas, cada uma delas com um nível de detalhamento e, consequentemente, uma margem de erro, sendo:

  • Orçamento de Viabilidade Econômica — é o orçamento com menos detalhes, geralmente sua margem de erro é de 30% a 40% para mais ou para menos. Pode ser calculado antes de se iniciar os estudos do projeto de arquitetura. Nesse orçamento são utilizados dados de mercado e índices de custos globais de construção como o SINAPI do IBGE. Nessa metodologia elabora-se uma lista com todos os ambientes do empreendimento e suas possíveis áreas. Soma-se todas as áreas e as multiplica pelo valor global do metro quadrado encontrado. Por exemplo: 100m² x R$1.200,00/m² = Custo da Obra R$120.000,00.

  • Estimativa de preço — É o orçamento mais utilizado. Necessita do anteprojeto de arquitetura concluído. Ele é feito com base nos valores de serviços e materiais pesquisados pelo SINAPI. Nessa metodologia faz-se o levantamento de todos os quantitativos do projeto e utiliza-se os valores de referência de cada serviço para calcular o valor. Esse orçamento é amplamente utilizado em projetos feitos para órgãos públicos. Sua margem de erro é 15% a 20%.

  • Orçamento Analítico — É o orçamento mais detalhado e o que possibilita maior controle e gera mais economia. Necessita do projeto executivo de arquitetura completo. Nessa metodologia faz-se o levantamento de todos os quantitativos do projeto e separa-se detalhadamente todos os insumos (cimento, barras de ferro, etc). A referencia de preços utilizada, é a de lojas na localidade da execução do projeto. Todas as etapas contém a quantidade de cada material e seu valor. O interessante desse orçamento é que é possível aproveitar melhor as promoções de final de mês das lojas e comprar em grandes quantidades. A margem de erro é de 3% a 7% para mais ou para menos.

E então, descobriu como calcular o custo de uma obra? Para aprender um pouco mais sobre o assunto, aproveite e leia este outro post sobre a importância do acompanhamento de obras!

Sobre o autor

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito é Arquiteto e Urbanista especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Trabalha com elaboração de projetos e construções. Auxilia seus clientes a criarem estratégias para construírem seus sonhos, por meio de projetos detalhados e planejamento de obras.
Esse blog possui como objetivo apresentar conteúdos para auxiliar você e diversas pessoas a concretizarem seus empreendimentos de maneira simples, segura e organizada.

Deixar comentário.

Share This

Receba conteúdos exclusivos a cada 15 dias. Inscreva-se!

EI, ESPERE!

Junte-se a pessoas que estão por dentro das novidades do blog.

Inscreva-se!

Site 100% Seguro!