Arquitetura

Como construir uma casa: do planejamento à execução

construir uma casa

A construção de uma residência exige muito planejamento e dedicação. Como o mercado da construção civil oferece várias técnicas e equipamentos a serem utilizados em suas atividades, é necessário conhecimento para construir uma casa.

Planejar um lar aconchegante e agradável é o sonho da maioria das pessoas, e você pode estar mais perto do que imagina de alcançá-lo. Certos critérios e estratégias devem ser utilizados, a fim de aprimorar os processos construtivos.

Por isso, neste post, você vai aprender um pouco mais sobre como construir uma casa. Citamos todas as etapas a serem cumpridas e como é possível melhorar seu desempenho. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!

Compra do terreno

A aquisição do terreno é um dos primeiros passos a serem realizados. Caso você já o tenha, não é preciso se preocupar, mas essa não é a situação da maioria das pessoas. A compra de um terreno ideal pode facilitar a realização do seu sonho e melhorar sua qualidade de vida; portanto, tenha muita atenção nesse momento.

Nessas horas, você deve fazer uma pesquisa de mercado, a fim de encontrar uma opção que se adapte às necessidades de sua família. Morar em um local seguro e perto do trabalho é uma ótima escolha, assim como próximo de pequenos comércios locais.

Outros critérios mais técnicos também devem ser levados em consideração, como:

  • topografia do terreno;
  • tipo de solo presente;
  • orientação do sol.

Planejamento para construir uma casa

Qualquer atividade que pretendemos realizar precisa ser muito bem planejada e pensada. De nada adianta tentar alcançar metas, se suas tarefas não são baseadas em conceitos reais e certeiros.

Dessa maneira, o planejamento é a etapa inicial para construir uma casa. Nessas situações, tentar responder às seguintes perguntas pode ajudá-lo:

  • qual é o tamanho que eu quero que a minha casa tenha?
  • quantos cômodos ela deve ter?
  • quais revestimentos e acabamentos quero utilizar?
  • qual a quantia financeira que posso investir inicialmente? E posteriormente?
  • posso criar uma reserva de emergência?
  • quanto tempo ela pode durar?
  • onde posso encontrar os profissionais necessários para realizar minha obra?
  • quais são os propósitos da obra?
  • quais são as oportunidades disponíveis no mercado?

Esses questionamentos servem para direcionar seus pensamentos e fazer com que você encontre um caminho adequado aos seus desejos e ao orçamento financeiro.

O planejamento também permite que você crie um plano de ações relacionado às atividades a serem realizadas em sua obra. Nesse aspecto o projeto arquitetônico é de extrema importância, como ele mãos é possível se organizar melhor, assim, você não perde o controle da situação e consegue acompanhar com mais facilidade o andamento da sua obra.

Projetos de Arquitetura e Engenharia

A casa dos seus sonhos tem características que apenas você e sua família conhecem e necessitam. Entretanto, é possível afirmar que uma construção de sucesso é aquela que é baseada em projetos que prezem pela qualidade e funcionalidade dos ambientes, respeitando as normas técnicas exigentes e o seu limite orçamentário.

O projeto de arquitetura é responsável pela materialização das ideias e do uso do espaço físico disponível. Ele é dividido nas seguintes fases:

  • levantamento de dados e estudo de caso;
  • estudo preliminar ou esboço inicial;
  • anteprojeto;
  • projeto legal ou projeto de prefeitura;
  • projeto executivo.

Além do projeto arquitetônico existem outros projetos que o complementam, que geralmente são elaborados por um engenheiro. Por exemplo, o projeto de estrutura, que tem a função de manter a edificação estável e garantir a segurança de seus futuros moradores

Já o projeto de instalações prediais, deve manter os sistemas elétrico, hidráulico, sanitário e telefônico funcionais. Quando eles não são executados de maneira correta, os equipamentos e as instalações não funcionam como o esperado. Além do mais, eles também garantem a segurança de sua família e a economia de recursos.

Como é possível perceber, você precisa de uma série de projetos para construir uma casa. Infelizmente, algumas pessoas acreditam que eles não são necessários e acabam optando pelas soluções e improvisações em obra, e isso acarreta em inúmeros prejuízos financeiros.

Documentação

Assim como em todas as outras áreas, existem legislações e exigências a serem seguidas na hora de construir uma casa. Para evitar multas ou mesmo a paralisação do canteiro de obras é  necessário seguir os trâmites necessário e manter a documentação em dia.. Então, confira abaixo quais são esses documentos:

Como cada município possui uma legislação diferente, não se esqueça de verificar junto à prefeitura e peça por uma orientação mais aprofundada.

Profissionais envolvidos

Uma obra precisa de vários profissionais para ter suas etapas executadas e concluídas. Engenheiros, arquitetos, mestres de obras, carpinteiros e pedreiros são apenas alguns de seus exemplos.

Por isso, sempre mantenha um ambiente aberto à comunicação em que não existam barreiras para a troca de informações. Independentemente da formação acadêmica ou origem de cada um deles, todos devem prezar pelo diálogo e pela qualidade em suas rotinas de trabalho.

Ao contratar esses profissionais, opte por aqueles que têm grande experiência de mercado e que prezam pela segurança de todos os envolvidos no canteiro de obras.

Este guia completo explica em detalhes sobre como você pode construir seu imóvel? Baixe o e-book:

ebook como construir a primeira casa

Acompanhamento da obra

Um canteiro de obras é um local composto por diversos profissionais, empreiteiros, fornecedores, equipamentos e atividades. Todos eles precisam trabalhar em conjunto para que seus objetivos sejam alcançados.

Ao acompanhar tudo o que acontece em sua obra, é possível verificar se o que foi planejado está sendo executado e qual é a qualidade do serviço prestado. Por mais que você não tenha um grande conhecimento sobre o mercado da construção civil, essa atitude faz com que aprenda um pouco mais sobre as dinâmicas da obra.

Além disso, você consegue dialogar com todos os envolvidos e não fica perdido em alguma reunião ou na leitura de um relatório de desempenho.

Uma casa aconchegante é fundamental para a qualidade de vida de uma família, e esse espaço deve ser construído de acordo com as necessidades de seus membros.

Na hora de construir uma casa, é muito importante planejar e acompanhar tudo aquilo que será executado. Lembre-se de trabalhar com uma equipe de profissionais competentes e experientes, a fim de evitar qualquer tipo de problema.

E então, gostou do nosso conteúdo? Descubra agora como contratar um arquiteto!

Sobre o autor

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito é Arquiteto e Urbanista especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Trabalha com elaboração de projetos e construções. Auxilia seus clientes a criarem estratégias para construírem seus sonhos, por meio de projetos detalhados e planejamento de obras.
Esse blog possui como objetivo apresentar conteúdos para auxiliar você e diversas pessoas a concretizarem seus empreendimentos de maneira simples, segura e organizada.

Deixar comentário.

Share This

Receba conteúdos exclusivos a cada 15 dias. Inscreva-se!

EI, ESPERE!

Junte-se a pessoas que estão por dentro das novidades do blog.

Inscreva-se!

Site 100% Seguro!