Arquitetura

Como contratar um arquiteto? Aprenda aqui!

contratar um arquiteto

Se você conhece as vantagens de ter um projeto feito sob medida, provavelmente já considerou a contratação de um profissional para cuidar do planejamento e da execução de sua obra. Porém, na hora de fechar negócio, muita gente fica na dúvida sobre como contratar um arquiteto.

É preciso avaliar o trabalho, o atendimento e a experiência da pessoa a ser contratada. Além disso, você deve pensar em unir seus interesses à área de expertise do profissional. Mas, afinal, como avaliar o trabalho de um arquiteto?

Quer saber o que fazer para não ter problemas com o profissional escolhido? Então, confira as dicas que separamos para você e aprenda a contratar um arquiteto!

Defina suas prioridades e necessidades

Antes de qualquer coisa, procure entender o tipo de trabalho de que vai precisar. Defina se você deseja apenas o projeto arquitetônico, uma análise de viabilidade ou, também, o planejamento e a execução da obra.

Se ainda não estiver certo sobre isso, procure um escritório que ofereça serviços diversos, de maneira que a equipe possa te auxiliar em todas as etapas necessárias. Além disso, pense no tipo de imóvel que quer construir. Se o seu objetivo é construir a casa dos sonhos, por exemplo, busque profissionais que tenham experiência em projetos residenciais.

É importante casar o interesse do arquiteto com os seus, de maneira que vocês falem a mesma língua. Depois de encontrar pessoas que tenham experiência com o tipo de imóvel que será construído e ofereçam os serviços de que você precisa, é hora de avaliar e comparar as opções disponíveis.

Verifique o registro do arquiteto

A próxima etapa é verificar se o profissional está devidamente registrado e habilitado para exercer a função de arquiteto. O órgão responsável pelo registro é o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil).

O CAU disponibiliza uma ferramenta gratuita, com a qual é possível buscar arquitetos em sua localidade e verificar se o registro está ativo ou foi suspenso. Fazendo isso, você se certifica de estar contratando um profissional credenciado.

Além do mais, aqueles que são devidamente registrados precisam seguir as regras do Conselho e, em caso de irregularidades, há um órgão ao qual recorrer. Contratando profissionais sem registro, você não tem nenhuma garantia de manutenção da qualidade ou respaldo legal para o serviço adquirido.

Conheça o trabalho do profissional

Feito isso, você já pode partir para a parte prática de avaliação do trabalho do arquiteto. Conheça o portfólio dele e, sempre que possível, veja de perto os projetos realizados anteriormente.

Além de servirem como inspiração, os trabalhos já concluídos darão uma ideia do estilo do arquiteto e vão te fazer entender melhor se é isso mesmo que você procura. É claro que cada projeto é personalizado e atende às preferências do cliente, mas essa é uma boa forma de conhecer a personalidade do profissional.

Portanto, se você gostar do portfólio, já pode marcar uma reunião. Durante o encontro, é possível, por exemplo, solicitar uma análise do seu terreno e pedir orçamentos para o seu projeto.

Pondere o valor cobrado pelos serviços

Recebidos os orçamentos, é hora de ponderar os valores cobrados por cada profissional com quem você entrou em contato. Logo de primeira, descarte aqueles cujos preços são consideravelmente mais baixos do que os demais.

É claro que existem bons arquitetos que trabalham com valores atrativos, mas sempre desconfie se a quantia parecer boa demais para ser verdade. Geralmente, é esse mesmo o caso. Preço fora da realidade costuma ser sinal de problema. Os bons profissionais se valorizam e sabem que um trabalho excelente demanda um investimento compatível.

Portanto, pense não apenas no valor a ser investido, mas no custo/benefício. Verifique o que está incluído em cada orçamento, os prazos, a qualidade dos materiais envolvidos, o padrão de acabamento etc.

Avalie o atendimento prestado

Outro ponto crucial na escolha do arquiteto para o seu projeto é a avaliação do atendimento prestado. O sucesso da sua jornada vai depender bastante de seu comprometimento e sua disponibilidade.

Por isso, avalie o atendimento prestado desde o primeiro contato. Valorize o profissional que se mostra disponível e interessado em atingir os seus objetivos, além de demonstrar que o seu projeto é importante para ele.

Certifique-se também de que o arquiteto escolhido garanta que você entenda tudo sobre a sua construção e tenha prazer em solucionar qualquer dúvida. Esse tipo de atitude é determinante para que, ao final da obra, você tenha a casa com a qual sempre sonhou.

Gostaria de saber mais sobre como contratar um arquiteto para a construção do seu imóvel? Baixe o e-book:

ebook como construir a primeira casa

Confira a opinião de outros clientes

Além de fazer tudo isso, se você ainda não estiver 100% seguro sobre qual arquiteto quer contratar, a melhor saída pode ser ouvir a opinião de outros clientes. Busque depoimentos reais sobre os projetos já realizados, o atendimento oferecido e a qualidade do serviço prestado.

Afinal, qualquer pessoa pode falar bem de si mesma, mas os clientes dificilmente mentem sobre o atendimento recebido. Felizmente, graças à internet, é possível ler inúmeras avaliações com poucos cliques hoje em dia.

Busque o site e as páginas do arquiteto nas redes sociais e verifique a reputação dele por lá. Se a nota for boa e as opiniões deixadas pelas pessoas forem positivas, o profissional, provavelmente, é mesmo tudo aquilo que prometeu.

Resumindo, na hora de contratar um arquiteto, você deve:

  • definir suas prioridades e buscar profissionais que atuem na área que você precisa;
  • verificar quem está devidamente registrado no CAU;
  • conhecer e analisar os portfólios;
  • ponderar o custo/benefício de cada proposta;
  • avaliar o atendimento prestado até o momento de fechar o contrato;
  • buscar opiniões de outros clientes.

Tomando esses cuidados, você tem tudo para encontrar um excelente profissional, que será capaz de transformar seus sonhos em um belo projeto e, finalmente, construir o imóvel com o qual você sempre sonhou. Depois, é só aproveitar com a família e os amigos!

E então, já sabe como contratar um arquiteto? Está pensando em fazer isso? Não perca mais tempo e comece essa jornada agora mesmo. Entre em contato conosco e conte com o suporte de um de nossos especialistas para realizar o seu sonho!

Sobre o autor

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito é Arquiteto e Urbanista especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Trabalha com elaboração de projetos e construções. Auxilia seus clientes a criarem estratégias para construírem seus sonhos, por meio de projetos detalhados e planejamento de obras.
Esse blog possui como objetivo apresentar conteúdos para auxiliar você e diversas pessoas a concretizarem seus empreendimentos de maneira simples, segura e organizada.

Deixar comentário.

Share This

Receba conteúdos exclusivos a cada 15 dias. Inscreva-se!

EI, ESPERE!

Junte-se a pessoas que estão por dentro das novidades do blog.

Inscreva-se!

Site 100% Seguro!