Construção

Escolha de materiais de obra, como o arquiteto pode te ajudar

escolha de materiais

Decidiu construir ou reformar e não sabe por onde começar? Aqui vai uma dica valiosa: comece contratando um arquiteto! Desde a escolha de materiais até o acompanhamento da execução do projeto e a decoração final, esse profissional atua em todos os processos para garantir segurança, respeito ao orçamento e qualidade para a sua obra.

O momento de definir que materiais serão usados em cada ambiente é um dos mais importantes de um projeto, pois o desempenho da construção está diretamente ligado a eles. Portanto, saiba como um arquiteto experiente e qualificado pode ajudá-lo nessa tarefa.

1. Escolha de materiais de acordo com o projeto

Uma das funções do arquiteto é conhecer e escolher os melhores materiais para uma obra. O profissional sabe, por exemplo, a qualidade que cada material possui, seus prazos específicos para aplicação após sua compra e, também, por quanto tempo ele vai durar em estoque. Além disso, o profissional deve estar atento às tendências e novidades do mercado, que evolui a todo tempo.

A escolha de materiais é tão importante que, hoje em dia, já existem escritórios especializados nessa função. Eles trabalham geralmente para construtoras, na elaboração de memoriais descritivos que contenham especificações de materiais que correspondam às normas de desempenho da construção praticadas no país. Essas normas não são apenas regras a serem seguidas, mas indicações do que poderá tornar sua obra mais sustentável.

Esse é um tipo de escolha que vai fazer parte da sua vida por um longo período. Por isso, não exite em pedir a opinião de um profissional!

2. Respeito ao orçamento

Encontrar as melhores soluções dentro do seu orçamento é outra das tarefas de um arquiteto. Ele vai saber dizer o que priorizar e onde comprar materiais de construção por um preço justo, para não extrapolar o custo definido em cada etapa do projeto. O profissional sabe, por exemplo, que é preciso se ater a custos de mão de obra, logística e às taxas envolvidas na obra.

Com tanta oferta de materiais no mercado, é difícil não só escolher, mas deixar de extrapolar o orçamento comprando um item que você achou gostou. Afinal, quem nunca se empolgou nas compras e trouxe mais do que precisava para casa? Sair às compras sozinho ou sem orientação pode ser um negócio arriscado!

3. Alinhamento às necessidades do cliente

Muitas vezes, não é possível executar exatamente aquilo que você imaginou. Ou por falta de orçamento, ou por impossibilidade estrutural do terreno ou edificação. Mas não se desespere nem desista. Um arquiteto saberá avaliar essa questão e readequar o projeto às suas necessidades. Se você precisa de mais pontos de energia em determinado cômodo ou de maior circulação de ar em outro, por exemplo, o profissional poderá realizar essa tarefa logo no projeto.

Além disso, o profissional pode encontrar soluções que você não imaginava, como instalação de iluminação com lâmpadas de LED, sistemas de captação da energia solar ou de coleta de água da chuva para atender à necessidade de economizar, por exemplo. 

4. Adaptação às necessidades do ambiente

O ambiente nem sempre atende às nossas expectativas. Pode haver  uma janela em proporções diferenciadas, a necessidade de isolamento acústico em ruas de maior movimento… tudo isso poderá ser adaptado no projeto pelo arquiteto. Muitas são as “surpresas” que nos aguardam no decorrer de uma obra.

Quando não se investe na elaboração de um bom planejamento, não é raro ter que mudar o tipo de revestimento de paredes e pisos ou os materiais de portas e janelas, por exemplo, para que eles possam atender à necessidade do ambiente. Às vezes, é preciso abrir mão de uma bancada linda e moderna, pois ela não cabe na cozinha ou não combina com o restante da decoração.

Outro exemplo: também é preciso saber onde posicionar cada coisa, para aproveitar melhor os recursos do espaço e verificar a necessidade de instalar mais pontos de energia por exemplo. Deixe que um profissional pense em tudo isso.

5. Redução do risco de desperdício

A falta de especificação dos materiais pode levar a desperdícios. Não realizar as medições corretamente também costuma trazer dor de cabeça, pois você pode acabar  comprando material demais ou de menos. São questões com as quais os arquitetos estão acostumados a lidar. Eles já preveem o que pode dar errado e, assim, reduzem o risco de desperdício.

Aqui, mais do que nunca, funciona aquela máxima de que o barato sai caro. Às vezes você quer economizar comprando materiais em promoção, mas eles podem não combinar com a sua obra ou podem ser inadequados para a função imaginada. Acredite, nessa hora, bate o arrependimento e você vai querer ter consultado alguém do ramo.

Quer mais sobre como um profissional pode te ajudar construir seu imóvel? Baixe o e-book:

ebook como construir a primeira casa

6. Envolvimento com a estética

Além de todas essas vantagens, contratar um arquiteto também compensa quando a obra estiver em fase de acabamento. Você não vai precisar de outro profissional, como um decorador de interiores, por exemplo. O arquiteto está apto a indicar cores e texturas para paredes, móveis mais adequados para cada espaço, as combinações de cada estilo e até mesmo o paisagismo.

A estética não é algo superficial. Ela é um dos pontos-chave de qualquer projeto, pois envolve o acabamento interno que impactará na escolha de materiais também. Cada estilo de decoração vai envolver um tipo de material. Um design industrial, por exemplo, combina com vigas aparentes e tijolos e superfícies em evidência. O moderno e o contemporâneo vão exigir linhas retas e um projeto mais minimalista. 

Ou seja, fazer boas escolhas norteará todas as etapas do projeto arquitetônico. Então, entendeu por que é tão importante contar com um profissional da área na hora da escolha de materiais para reformar ou construir? Eles vão influenciar em todos os aspectos da obra, desde o seu orçamento até o seu desempenho, garantindo conforto e economia.

Saiba que nós, da Thales Brito Arquitetura e Urbanismo, estamos à disposição para ajudá-lo na sua decisão. Contamos com um portfólio de serviços que trabalha com a elaboração de projetos, produzindo uma lista de materiais dividida em etapas para tornar mais completo o planejamento da sua obra. Entre em contato conosco pelo nosso site, pelo telefone (65) 99619-6517 ou pelo e-mail thales@thalesbritoarquitetura.com.br e conheça mais sobre o nosso trabalho.

Sobre o autor

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito é Arquiteto e Urbanista especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Trabalha com elaboração de projetos e construções. Auxilia seus clientes a criarem estratégias para construírem seus sonhos, por meio de projetos detalhados e planejamento de obras.
Esse blog possui como objetivo apresentar conteúdos para auxiliar você e diversas pessoas a concretizarem seus empreendimentos de maneira simples, segura e organizada.

Deixar comentário.

Share This

Receba conteúdos exclusivos a cada 15 dias. Inscreva-se!

EI, ESPERE!

Junte-se a pessoas que estão por dentro das novidades do blog.

Inscreva-se!

Site 100% Seguro!