Thales Brito

Regularizar uma obra, confira em detalhes todos os passos

regularizar uma obra

A notificação para regularizar uma obra sempre pega o proprietário de surpresa, pois, se não atendidas as exigências da fiscalização, a construção poderá sofrer uma pesada multa e ainda ser embargada.

Seu imóvel foi notificado? Continue lendo este artigo e descubra como o processo pode ser bem mais simples que você imagina.

1. Elaborar um projeto de Regularização

O primeiro passo a se trabalhar para regularizar uma obra é na elaboração do projeto de regularização da sua obra. Escolha um escritório de responsabilidade!

Essa etapa deverá ser feita por um profissional capacitado. Em síntese, ele irá realizar o levantamento de todas as dimensões da edificação (tamanho dos ambientes, altura da cobertura, portas, janelas e outros) e elaborar o projeto, além de reunir todos os documentos exigidos pela legislação para regularizar e iniciar os procedimentos, conforme o gráfico abaixo:

Regularizar uma obra

2. Documentos Necessários

Para que você consiga realizar a regularização do imóvel você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Projeto de Regularização;*
  • Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) do profissional;*
  • Matrícula do terreno ou contrato de compra e venda;
  • Documentos pessoais;
  • Número da Inscrição Cadastral do Terreno (IPTU).

*Documentos providenciados pelo profissional responsável.

3. Solicitar o Alvará

Com todos os documentos em mãos, será necessário protocolar o projeto juntamente com o pedido de alvará na prefeitura. É importante observar que esse protocolo deverá ser realizado exigido pela notificação, que normalmente é de 10 dias. Por isso, é fundamental contatar um profissional o quanto antes.

4. Pagar a Taxa

Após protocolar o projeto, o setor de aprovação irá analisar todos os documentos e, atendidas as exigências, o projeto receberá o carimbo de aprovação. Posteriormente, já será possível retirar e pagar a taxa do Alvará, finalizando o processo.

Benefícios da regularização

Regularizar seu imóvel implica um custo inicial, mas como tudo na vida, também tem seus benefícios como:

  • Evitar multas;
  • Facilita a venda;
  • Permite usá-lo para fins comerciais;
  • Possibilita a sua inclusão em caso de herança.

5. Como o escritório Thales Brito pode te ajudar a regularizar uma obra?

O Processo para regularizar uma obra é simples, como você acompanhou aqui, porém requer o auxílio de um profissional qualificado. Nosso escritório cuida de todo o processo de forma organizada, rápida e com muita seriedade.

A primeira reunião ocorre na obra e tiramos as medidas necessárias para saber o total de área construída, com essa informação é possível saber o quanto você irá investir na regularização do imóvel. Tudo é feito de maneira rápida e prática, pois o levantamento é feito com um aparelho de medida a laser.

A próxima reunião é em nosso escritório, onde você irá levar os demais documentos necessários. Com tudo em mãos, montamos a pasta e enviamos para a prefeitura, onde acompanhamos toda a tramitação. Todo serviço é feito dentro do prazo da notificação. E não se preocupe, os valores dessa modalidade de serviço são baixos. Nada que impossibilite a construção de seu sonho.

Entre em contato para bater um papo ou faça-nos uma visita.

Telefone 65 9 9619 6517.

Endereço: Avenida General Osório, Centro Comercial Aliança Contabilidade, Sala 04, Centro Cáceres-MT.

Ou clique aqui e preencha o formulário do meu site que eu mesmo entrarei em contato imediatamente.

Sobre o autor

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito é Arquiteto e Urbanista especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Trabalha com elaboração de projetos e construções. Auxilia seus clientes a criarem estratégias para construírem seus sonhos, por meio de projetos detalhados e planejamento de obras.
Esse blog possui como objetivo apresentar conteúdos para auxiliar você e diversas pessoas a concretizarem seus empreendimentos de maneira simples, segura e organizada.

Deixar comentário.

Share This

Receba conteúdos exclusivos a cada 15 dias. Inscreva-se!

EI, ESPERE!

Junte-se a pessoas que estão por dentro das novidades do blog.

Inscreva-se!

Site 100% Seguro!