Lifestyle

Decoração da sala, 5 tendências incríveis para você conhecer

A decoração da sala de estar de um lar deve ser pensada com toda a atenção, pois é um ambiente para descansar e para reunir amigos e familiares. Portanto, é preciso que seja um local aconchegante e confortável, tanto para os moradores quanto para os convidados.

O estilo e as preferências pessoais dos donos da residência também devem ser compreendidos. Afinal, a decoração de qualquer ambiente deve refletir a personalidade de seus usuários, envolvendo identificação e realização pessoal.

Pensando em tudo isso, separamos neste post 5 tendências de decoração da sala. Continue a leitura e coloque-as em prática agora mesmo!

1. Decoração da sala com peças antigas

Sabe aquela cristaleira que foi da sua mãe? Aquela cômoda que está encostada e sem uso na sua casa? Com uma boa reforma, móveis como esses viram pontos de interesse incríveis numa decoração.

Uma opção é pintar o mobiliário antigo com uma tonalidade forte, caso prefira um design divertido, ou de cores claras, que possam combinar facilmente com o restante da decoração da sala. Você pode, ainda, trocar os puxadores ou revitalizar os existentes com uma tinta spray metálica. Depois disso, seu móvel vai estar pronto para ser o centro das atenções!

Uma mesa de jantar antiga, por exemplo, vai ficar nova em folha se receber uma aplicação de azulejos adesivos ou ladrilhos hidráulicos, e será a peça perfeita para a decoração da sala de uma casa de veraneio. O importante é usar a criatividade!

2. Neutralidade

Caso você procure uma maneira de deixar seu ambiente visualmente mais amplo, usar cores neutras — off-whites, marrons, cinzas — como base é uma excelente estratégia. Isso acontece por que a predominância dessas cores no mobiliário e nos revestimentos permite uma versatilidade incrível.

Ou seja, para dar aquela renovada no seu ambiente, basta trocar as cores das almofadas, das paredes e dos objetos decorativos, ou mesmo reformar os tecidos de sofás e cadeiras.

Além disso, uma decoração mais clean e neutra deixa o espaço mais uniforme e suave, ideal para relaxar ao chegar em casa depois de um dia agitado.

3. Texturas

Nos revestimentos, nos tapetes, nas almofadas, nas cortinas, não importa: texturas e relevos sempre são um ponto de interesse incrível na decoração da sala, tanto para a visão quanto para o tato.

Os papéis de paredes texturizados são uma excelente aposta. Eles vão bem tanto nas salas quanto em lavabos anexos ao ambiente, por exemplo. Nesse caso, o interessante é manter as cores e padrões, mantendo a unidade entre os dois cômodos.

4. Iluminação

O projeto de iluminação, quando bem executado, pode transformar uma decoração simples em algo encantador. Assim, é fundamental contar com os conhecimentos especializados de um arquiteto para que tudo saia perfeito.

Como salas de estar são ambientes de descanso ou de reunião com amigos e familiares, o ideal é usar recursos para criar diferentes nuances. Para ocasiões de descanso, a iluminação indireta em tom branco amarelado é o mais indicado. Nesse caso, invista em abajures e em spots, a serem instalados nas periferias do forro.

Para ocasiões mais festivas, rasgos no forro fornecem uma quantidade mais abundante de luz. Podem ser usadas lâmpadas em tons amarelados ou neutros, mantendo o conforto visual e o clima de descontração.

Atenção! Durante o dia, abra as janelas e deixe a iluminação natural entrar. O ambiente fica mais saudável tanto por conta dos raios solares quanto pela circulação de ar, que renova a atmosfera.

decoração da sala guia de ambientes residenciais

5. Plantas

Plantas dão vida e sensação de acolhimento a qualquer ambiente. Vasos, arranjos, quadros emoldurando lindas folhas — as maneiras de trazer a vegetação para dentro de casa vão desde as mais convencionais até as mais modernas.

Para quem gosta de cozinhar, uma ótima ideia é começar uma mini horta. Afinal, tem coisa melhor do que usar temperos fresquinhos? As mudas vão muito bem em vasinhos na janela da cozinha ou em jardins suspensos na varanda.

Agora que você já conheceu as melhores tendências de decoração da sala, que tal saber mais sobre como se planejar para reformar a cozinha?

Sobre o autor

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito é Arquiteto e Urbanista especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Trabalha com elaboração de projetos e construções. Auxilia seus clientes a criarem estratégias para construírem seus sonhos, por meio de projetos detalhados e planejamento de obras.
Esse blog possui como objetivo apresentar conteúdos para auxiliar você e diversas pessoas a concretizarem seus empreendimentos de maneira simples, segura e organizada.

Deixar comentário.

Share This

Receba conteúdos exclusivos a cada 15 dias. Inscreva-se!

EI, ESPERE!

Junte-se a pessoas que estão por dentro das novidades do blog.

Inscreva-se!

Site 100% Seguro!