Lifestyle

Iluminação natural, descubra 4 vantagens para usar na sua casa

iluminação natural

Hoje em dia, a iluminação natural, também chamada de iluminação solar, é um método utilizado para oferecer conforto ao ambiente e mudar o astral das pessoas que nele se encontram, proporcionando muito mais bem-estar e aconchego. Além disso, a luz natural está diretamente associada com aspectos de economia, estética e meio ambiente.

Por esse motivo, resolvemos apresentar no post de hoje quais são as principais vantagens de se ter esse tipo de iluminação. Vale mencionar que a técnica se baseia na utilização da luz do sol em ambientes internos, aproveitando, ao máximo, essa condição natural para iluminar.

Se você tem interesse no assunto e quer deixar a sua casa mais aconchegante e bonita, continue a leitura para conhecer os benefícios desse tipo de iluminação.

1. Conforto visual

A luz do sol é capaz de tornar o ambiente mais agradável, garantindo o bem-estar. Isso ocorre porque, quando ela está bem coordenada e ajustada ao espaço, consegue proporcionar a melhor forma de iluminação para os olhos e reproduz, com mais eficiência, as cores do dia a dia. Como consequência, ela se torna aliada da saúde ocular e, assim, constitui-se como a melhor opção para ler, trabalhar, cozinhar e praticar todas as demais tarefas diárias.

2. Iluminação natural ajuda a melhorar a saúde

Quando o corpo está em contato com a luz solar, ele produz vitamina D, que auxilia na absorção do cálcio, no fortalecimento dos ossos, na melhoria nos níveis de melatonina e cortisol. Além disso, ajuda na liberação do hormônio responsável pelo bem-estar.

Dessa forma, uma pessoa que possui um contato maior com a iluminação natural, seja em casa ou no trabalho, tende a realizar com mais vigor as tarefas do dia a dia e a ter menos estresse e menos cansaço.

guia de ambientes residenciais

3. Eficiência energética

Se comparados com a iluminação artificial, os valores de iluminação da luz natural são bem mais elevados. Isso significa que a eficiência energética da luz solar é superior e, quando é utilizada da maneira adequada, pode iluminar com eficiência, por várias horas ao longo do dia.

4. Menor impacto no meio ambiente

Quando existe um bom projeto de iluminação para casas, é possível alcançar com a luz natural, cerca de 80 a 90% de toda a claridade necessária ao longo de um dia. Como resultado, há a redução do consumo de energia elétrica e, consequentemente, a diminuição do impacto negativo gerado na natureza, bem como dos gastos associados com a energia.

É válido comentar que é possível combinar a eficiência lumínica da luz natural com a ventilação natural cruzada. Sendo assim, os gastos e a energia necessária com equipamentos de climatização também serão menores em dias quentes.

Pronto! Agora que você já viu quais são as principais vantagens da iluminação natural, aproveite e invista na luz solar, seja em reformas ou construções. É importante mencionar que, para que tudo flua de forma agradável, deve haver um projeto de iluminação realizado por profissionais. Assim, sua casa vai ficar muito mais agradável e bonita!

Se você gostou do post de hoje, siga as nossas rede sociais e fique por dentro de muitos outros assuntos para deixar a sua casa muito mais aconchegante. Até a próxima!

Sobre o autor

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito é Arquiteto e Urbanista especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Trabalha com elaboração de projetos e construções. Auxilia seus clientes a criarem estratégias para construírem seus sonhos, por meio de projetos detalhados e planejamento de obras.
Esse blog possui como objetivo apresentar conteúdos para auxiliar você e diversas pessoas a concretizarem seus empreendimentos de maneira simples, segura e organizada.

Deixar comentário.

Share This

Receba conteúdos exclusivos a cada 15 dias. Inscreva-se!

EI, ESPERE!

Junte-se a pessoas que estão por dentro das novidades do blog.

Inscreva-se!

Site 100% Seguro!