Hoje em dia, a iluminação natural, também chamada de iluminação solar, é um método utilizado para oferecer conforto ao ambiente e mudar o astral das pessoas que nele se encontram, proporcionando muito mais bem-estar e aconchego. Além disso, a luz natural está diretamente associada com aspectos de economia, estética e meio ambiente.
Por esse motivo, resolvemos apresentar no post de hoje quais são as principais vantagens de se ter esse tipo de iluminação. Vale mencionar que a técnica se baseia na utilização da luz do sol em ambientes internos, aproveitando, ao máximo, essa condição natural para iluminar.
Se você tem interesse no assunto e quer deixar a sua casa mais aconchegante e bonita, continue a leitura para conhecer os benefícios desse tipo de iluminação.
1. Conforto visual
A luz do sol é capaz de tornar o ambiente mais agradável, garantindo o bem-estar. Isso ocorre porque, quando ela está bem coordenada e ajustada ao espaço, consegue proporcionar a melhor forma de iluminação para os olhos e reproduz, com mais eficiência, as cores do dia a dia. Como consequência, ela se torna aliada da saúde ocular e, assim, constitui-se como a melhor opção para ler, trabalhar, cozinhar e praticar todas as demais tarefas diárias.
2. Iluminação natural ajuda a melhorar a saúde
Quando o corpo está em contato com a luz solar, ele produz vitamina D, que auxilia na absorção do cálcio, no fortalecimento dos ossos, na melhoria nos níveis de melatonina e cortisol. Além disso, ajuda na liberação do hormônio responsável pelo bem-estar.
Dessa forma, uma pessoa que possui um contato maior com a iluminação natural, seja em casa ou no trabalho, tende a realizar com mais vigor as tarefas do dia a dia e a ter menos estresse e menos cansaço.
3. Eficiência energética
Se comparados com a iluminação artificial, os valores de iluminação da luz natural são bem mais elevados. Isso significa que a eficiência energética da luz solar é superior e, quando é utilizada da maneira adequada, pode iluminar com eficiência, por várias horas ao longo do dia.
4. Menor impacto no meio ambiente
Quando existe um bom projeto de iluminação para casas, é possível alcançar com a luz natural, cerca de 80 a 90% de toda a claridade necessária ao longo de um dia. Como resultado, há a redução do consumo de energia elétrica e, consequentemente, a diminuição do impacto negativo gerado na natureza, bem como dos gastos associados com a energia.
É válido comentar que é possível combinar a eficiência lumínica da luz natural com a ventilação natural cruzada. Sendo assim, os gastos e a energia necessária com equipamentos de climatização também serão menores em dias quentes.
Pronto! Agora que você já viu quais são as principais vantagens da iluminação natural, aproveite e invista na luz solar, seja em reformas ou construções. É importante mencionar que, para que tudo flua de forma agradável, deve haver um projeto de iluminação realizado por profissionais. Assim, sua casa vai ficar muito mais agradável e bonita!
Se você gostou do post de hoje, siga as nossas rede sociais e fique por dentro de muitos outros assuntos para deixar a sua casa muito mais aconchegante. Até a próxima!