Deseja construir uma casa confortável para toda a família e já começou a escolher o terreno? Pare, respire e verifique primeiro tudo o que precisa para fechar a compra. Você já viu a lista dos documentos para comprar um terreno? E quais os cuidados deve ter para que o sonho não vire um pesadelo?
Além uma boa ideia para quem quer ter seu espaço do jeito que imaginou, comprar um terreno pode ser, também, um negócio lucrativo, pois, com o crescimento das cidades, a tendência é valorizar.
Para isso, é importante saber o que você precisará apresentar e exigir do vendedor. Confira:
Documentos para comprar um terreno
A lista inclui seus documentos pessoais e a documentação do terreno ou lote. Não são poucos os casos de compras que não prosperaram por conta da falta de um deles. E você não quer que isso aconteça, certo? Então, veja o que precisa ter em mãos na hora de fechar o negócio:
Documentação pessoal
Carteira de identidade
CPF
Certidão de nascimento ou casamento (vai depender do seu estado civil)
Comprovante de endereço
Documentação do terreno
Certidão de Matrícula do Imóvel
É uma cópia atualizada dos dados do imóvel para comprovação de propriedade. Nela consta o histórico do terreno, como nomes dos atuais proprietários, transmissões, origem de compra e venda, localização da propriedade, área, benfeitorias, averbações e outras informações que se façam necessárias.
Esse item é muito importante, pois o que não falta por aí é “grileiro”, ou seja, gente querendo vender lotes que pertencem ao Estado ou à outra pessoa.
Certidão de Ônus Reais
Informa se há algum ônus que recaia sobre o imóvel. Se ele foi, por exemplo, dado como garantia em um financiamento, se há uma promessa de compra e venda registrada, tudo isso vai estar na certidão. Também é solicitada pelos bancos para realizar contratos de financiamento.
Carnê de IPTU
O carnê deve ser pago todos os anos. Logo, você deve ter conhecimento se ele está em dia e qual seu valor atual. Além disso, ali constam as metragens do terreno conforme registradas na prefeitura municipal e o seu valor venal.
Dados atualizados
É preciso atualizar o estado civil do proprietário, pois se ele consta como solteiro na certidão de matrícula e casou-se, isso pode incidir sobre a propriedade do terreno. Nesse caso, além das certidões em nome de seu cônjuge, é necessário fazer a averbação do casamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis.
Quer saber mais como planejar a construção da sua primeira casa? Baixe o e-book.
Cuidados ao comprar um terreno
Além de saber quais documentos entregar e solicitar ao vendedor, deve-se conferir se estão todos em ordem e ter alguns cuidados na hora de comprar um terreno. Veja os principais:
jamais feche negócio sem conhecer o imóvel. Algumas vezes, na ânsia de vender, o proprietário supervaloriza o terreno, exagerando nas suas vantagens. É preciso fazer isso para saber se está bem localizado, se tem o tamanho informado, se não tem problemas de umidade em excesso ou solo muito arenoso, como é a vizinhança, iluminação da rua etc;
localize o imóvel na planta da prefeitura e veja se ele oferece infraestrutura de saneamento básico, rede de energia, cabeamento de internet e TV (caso seja importante para você). Se for em um condomínio, verifique se é fechado ou aberto e se há alguma dúvida ou disputa judicial a respeito;
caso seja uma chácara ou um sítio, verifique junto à Delegacia Regional do Incra se está em zona rural e se não está localizado em área de preservação ambiental;
o mais importante de tudo: não deixe dúvidas sem respostas. Consulte um arquiteto ou um engenheiro antes de comprar o terreno para ter certeza de que ele atende às suas expectativas.
Agora você já sabe quais são os documentos para comprar um terreno e que cuidados deve ter ao adquiri-lo. Veja aqui alguns cuidados em comprar um terreno em loteamento.
Se você já passou por isso ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário sobre a sua experiência para complementar esse conteúdo.