Lifestyle

Morar próximo ou distante do centro da cidade? Saiba como decidir

Morar próximo ou distante do centro

Existe uma máxima que diz que “a vida é feita de escolhas”. Algumas são simples e fazem parte do nosso dia a dia, como a cor da camisa, o sabor do sorvete, a carne grelhada ou cozida. Outras, por sua vez, implicam em um estudo cauteloso e uma análise demorada dos prós e dos contras. Nesse sentido, decidir morar próximo ou distante do centro da cidade é uma delas.

Seja para investir ou para morar, escolher o imóvel não é uma decisão fácil, pois depende de uma série de questões. Porém, em ambas as opções — centro ou interior — há vantagens e desvantagens.

Pensando nisso, elaboramos este texto, “Morar próximo ou distante do centro da cidade?”, com informações essenciais para ajudar você a decidir o que é melhor para você e sua família. Continue a leitura e saiba mais!

Por que morar próximo do centro?

Os centros das grandes cidades estão lotados de gente, são barulhentos e cada vez mais violentos. Isso não é novidade. Mas, então, por que tantas pessoas escolhem viver nesses lugares? Basicamente, porque há vantagens, é claro. Entre elas, podemos destacar:

Praticidade

Morar no centro, ou nos bairros próximos a ele, torna a vida mais prática. É possível se locomover e resolver questões cotidianas rapidamente. Se for perto do trabalho o suficiente, a pessoa evita o estresse do trânsito, podendo, por exemplo, sair de casa mais tarde. Da mesma maneira, também é possível chegar de volta mais cedo, a tempo de ver o telejornal, a novela, ter mais disponibilidade para descansar, entre outros.

Maior oferta de imóveis

A oferta de imóveis, tanto para comprar quanto para alugar, também é bem maior no centro da cidade. Há diversos tipos de moradia, maiores e menores, e você consegue visitar várias em um mesmo dia antes de escolher.

Infraestrutura

Quem gosta de frequentar teatros, cinemas, museus etc., tem a facilidade de poder fazer tudo isso a pé ou em pouco tempo, pois a maioria desses lugares costumam se localizar no centro. Além disso, ele costuma ter muitas opções de bares e restaurantes. Supermercados, farmácias, padarias, bancos, clínicas médicas, entre outros serviços, também ficam mais pertinho de casa.

Por que morar distante do centro?

Morar longe do centro também tem suas vantagens e há quem prefira ficar afastado da agitação. Entre os benefícios dessa escolha, estão:

Economia

Se no centro há mais opções de imóveis, longe dele, casas e apartamentos costumam ser mais baratos, na medida em que procuram compensar os custos de deslocamento até o trabalho e a infraestrutura reduzida.

Tranquilidade

Caso você não queira ter uma vida agitada e não aguente dormir com muito barulho, viver longe do centro é uma opção mais adequada. Quanto mais afastado, em geral, mais tranquilo e, até mesmo, mais seguro é o lugar, já que, via de regra, nas zonas com maior concentração de pessoas, a violência é mais presente. Nesse sentido, para muitos indivíduos, viver em um lugar mais reservado se tornou sinônimo de qualidade de vida.

Espaço

As plantas dos imóveis em bairros com menos densidade populacional tendem a ser maiores, já que há mais espaço. Além disso, essas regiões costumam ter mais áreas verdes para as crianças brincarem e mais praças para os passeios com os animais de estimação.

A escolha de morar próximo ou distante do centro da cidade depende dos objetivos e dos valores de cada família. Se na sua, vocês preferem a facilidade de não ter que pegar carro para se locomover até o trabalho e de ter tudo sempre à mão, a opção de morar nas áreas centrais, certamente, é a mais indicada. No entanto, se a ideia de todos é ter segurança e tranquilidade, além de maior espaço, então, procurar algo afastado é o mais aconselhável.

E, se para você, além de tudo isso, o importante também é realizar o sonho de ter a casa própria, então não deixe de conferir este outro artigo sobre planejamento financeiro para comprar imóvel e prepare-se para adquirir o seu!

Sobre o autor

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito é Arquiteto e Urbanista especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Trabalha com elaboração de projetos e construções. Auxilia seus clientes a criarem estratégias para construírem seus sonhos, por meio de projetos detalhados e planejamento de obras.
Esse blog possui como objetivo apresentar conteúdos para auxiliar você e diversas pessoas a concretizarem seus empreendimentos de maneira simples, segura e organizada.

Deixar comentário.

Share This

Receba conteúdos exclusivos a cada 15 dias. Inscreva-se!

EI, ESPERE!

Junte-se a pessoas que estão por dentro das novidades do blog.

Inscreva-se!

Site 100% Seguro!