Arquitetura

Contratar um arquiteto! Por que fazer antes de realizar uma obra?

contratar um arquiteto

Depois de se esforçar, trabalhar muito e juntar aquele suado dinheirinho, finalmente você vai conseguir construir a casa dos seus sonhos ou reformar aquele apartamento cheio de potencial! Então, pense bem: você não vai jogar tudo para o alto se metendo a gerenciar a obra toda sozinho, vai? A melhor maneira de garantir que seu investimento será recompensado é contratar um arquiteto antes mesmo de iniciar o quebra-quebra.

O arquiteto e urbanista é quem vai te ajudar a projetar a obra e a fazer as melhores escolhas, o que inclui evitar desperdícios e dores de cabeça. As razões para optar pela contratação desse profissional são inúmeras. Conheça algumas delas.

1. Criar o melhor projeto

Aliar o seu sonho à realidade é uma das principais funções do arquiteto. É ele quem vai traduzir, no papel e na obra, o seu desejo. Ele é quem vai te ajudar a definir se o melhor é quebrar uma parede para ganhar espaço ou deixar tudo como está para não comprometer a estrutura do imóvel.

O arquiteto vai desenhar e encaixar tudo o que você precisa no projeto arquitetônico e dar soluções que talvez você nem imaginou, levando em consideração as suas expectativas, as rotinas e necessidades dos moradores, o orçamento disponível, entre outros fatores. Por meio de uma ferramenta 3D, você vai conseguir visualizar direitinho como sua obra vai ficar quando estiver acabada.

2. Escolher os materiais certos

Não é raro ver as pessoas que se habilitam a fazer reformas sem apoio de um arquiteto se arrependerem na compra de materiais que não combinavam entre si ou que não possuem a qualidade esperada. Assim como é comum ver que essas mesmas pessoas compraram azulejos a mais ou revestimento de menos.

A escolha dos materiais que serão utilizados na obra é crucial para um bom resultado final. O arquiteto tem conhecimento técnico e estético para te ajudar a definir quais os melhores materiais para cada cômodo e função, e poderá acompanhá-lo durante a compra. Além disso, por lidar todos os dias com o assunto e estar ligado nas novidades do mercado, ele sabe o que é mais durável, com o melhor desempenho e custo-benefício.

3. Calcular custos e seguir o orçamento

Saber exatamente quanto você vai desembolsar pela obra dos seus sonhos é muito importante na fase do planejamento. Além disso, você certamente vai querer economizar no que puder, certo? Você poderá contratar um arquiteto para calcular todos os custos da obra e fazer a medição exata para quem não haja desperdício de material e mão de obra ou, o contrário, que você não compre menos do que precisa e tenha surpresas no orçamento. 

A planilha de custos a ser feita pelo arquiteto irá prever os mínimos detalhes, como material para a mão de obra e valores a serem gastos com logística e transporte, que podem ser esquecidos por quem não tem tanta experiência no assunto. 

4. Gerenciar fornecedores

Acompanhar o andamento da obra, receber material, cobrar prazos, cobrar o cumprimento de contratos, verificar a qualidade dos materiais, checar se tudo está sendo feito como o solicitado, acelerar o ritmo dos trabalhadores da obra, tudo isso está a cargo do arquiteto. Você não precisa lidar com essas questões, o que poupa seu tempo e evita aborrecimentos como ter que discutir com algum fornecedor que não entregou o piso da cozinha antes da chegada da bancada, por exemplo.

Além dos materiais e recursos humanos para a realização da obra em si, muitas vezes é preciso contração serviços de eletricista, encanador e para isso é importante ter boas referências. O arquiteto ou o escritório que ele representa certamente terão uma lista de fornecedores em que confiam para executar o trabalho da melhor maneira possível.

5. Garantir que a obra fique como você imaginou

Se você não tem o conhecimento necessário a respeito dos materiais e fundações que deve usar, nem tempo para verificar se está tudo correndo como o planejado, como pode achar que a obra ficará exatamente como você imaginou? Difícil, não é? O arquiteto tem a responsabilidade de entregar o projeto executado do jeito que foi planejado e de, sempre que houver a necessidade de alguma mudança, informá-lo a respeito do problema.

Mas, se você pensa que ao contratar um arquiteto ele irá apenas executar o seu projeto, está enganado. Este profissional irá, além disso, orientá-lo sobre possíveis erros estéticos e técnicos da sua ideia. Se você insiste em usar determinado revestimento, mas ele não é próprio para aquele cômodo, ouça o profissional e converse com ele sobre outras alternativas. O imóvel continuará sendo seu e com a sua cara, mas com adaptações. 

Quer mais dicas sobre como você pode construir seu imóvel? Baixe o e-book:

ebook como construir a primeira casa

6. Contratar um arquiteto para lidar com as burocracias

Muita gente não sabe, mas construir ou reformar não é apenas quebrar e levantar paredes, requer uma série de procedimentos burocráticos. O arquiteto poderá, antes da obra ser executada, verificar todas as autorizações necessárias. Para executar uma reforma, por exemplo, o proprietário precisa apresentar a prefeitura um projeto de reforma e um registro de responsabilidade técnica assinados por um arquiteto.

É preciso, também, conhecer o código de obras da prefeitura entre outras questões. 

Depois da obra executada, será necessário, ainda, requerer a vistoria para o habite-se, documento imprescindível para legalização da construção, além da Certidão Negativa de Débito e outros documentos obrigatórios para o registro de matrícula do imóvel em cartório. Tudo isso será feito pelo arquiteto ou, pelo menos, com o auxílio dele.

?Depois de todas essas razões, esperamos que você faça a coisa certa. Você vai ver que no final das contas, em vez de uma despesa a mais, contratar um arquiteto irá representar economia e segurança. 

Se você já se decidiu ou ainda está em dúvida, entre em contato, por meio de qualquer um dos nossos canais: site, telefone, e-mail, ou pessoalmente, em nosso escritório. Teremos muito prazer em esclarecer suas questões e de apresentar nosso portfólio.

Sobre o autor

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito é Arquiteto e Urbanista especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Trabalha com elaboração de projetos e construções. Auxilia seus clientes a criarem estratégias para construírem seus sonhos, por meio de projetos detalhados e planejamento de obras.
Esse blog possui como objetivo apresentar conteúdos para auxiliar você e diversas pessoas a concretizarem seus empreendimentos de maneira simples, segura e organizada.

Deixar comentário.

Share This

Receba conteúdos exclusivos a cada 15 dias. Inscreva-se!

EI, ESPERE!

Junte-se a pessoas que estão por dentro das novidades do blog.

Inscreva-se!

Site 100% Seguro!