Arquitetura

Por que contratar um arquiteto é essencial para a obra?

contratar-arquiteto-obra

Está pensando em construir uma casa ampla e aconchegante para você e sua família? Então, talvez esteja na hora de contratar um arquiteto. Esse profissional tem conhecimento técnico para projetar imóveis que ofereçam conforto, segurança e praticidade para o seu dia a dia. 

Ele ainda pode ajudar a reduzir os custos da construção, ao indicar materiais adequados para cada espaço. Acompanhe o post e descubra por que contratar um arquiteto é um investimento necessário!

Profissionalismo e experiência

Ao deixar de contratar um arquiteto e utilizar apenas a mão de obra de pedreiros e assistentes, o cliente coloca em xeque a qualidade e estética da obra. Além disso, pode correr o risco de pagar mais do que deveria pelo trabalho.

O arquiteto possui formação acadêmica e experiência no mercado. Portanto, ele está capacitado para desenhar as plantas de acordo com as expectativas do cliente e as normativas técnicas. 

Ele também fará o estudo de viabilidade ao dimensionar o tamanho total da obra, analisar os serviços técnicos necessários e as taxas que serão pagas aos órgãos públicos para que o processo ocorra de maneira legal.

Ele ainda pode atuar em conjunto com um engenheiro para dar dupla segurança para a construção. Nesse caso, enquanto o arquiteto planeja as dimensões e usabilidades para cada ambiente, o engenheiro calcula a quantidade de materiais da estrutura da edificação (pilares, vigas, etc.). Com esse trabalho em conjunto, a construção terá durabilidade e praticidade.

Dimensionamento adequado dos espaços

Esse profissional também consegue dar mais funcionalidade aos ambientes, sugerindo um melhor aproveitamento dos espaços — inclusive das áreas de circulação — e da luminosidade. Para isso, ele precisará conversar com o cliente para entender seu estilo de vida e necessidades.

Por exemplo: um casal sem filhos não precisa de um quarto para crianças e espaço para suas brincadeiras. Enquanto isso, uma família maior necessita de ambientes externos, cozinha ampla e mais de um banheiro. Por isso, contratar um arquiteto é fundamental para conseguir concretizar o sonho da casa própria.

Elaboração e cumprimento do cronograma de trabalho

Além de elaborar o projeto e aprová-lo com o cliente, o arquiteto tem atribuição para coordenar a execução da obra. Para isso, ele deve fazer um planejamento de todas as etapas, especificando os materiais necessários em casa processo, desde o fundamento até a instalação elétrica e hidráulica.

Ele também poderá indicar profissionais de confiança para executar os trabalhos, a fim de garantir a qualidade da entrega.

O arquiteto também pode ser responsável por acompanhar a execução da obra, esclarecer as dúvidas que surgirem durante o processo e auxiliar nas etapas burocráticas para que a construção atenda todos os requisitos legais.

Definição dos materiais mais adequados para a construção

Ao contratar um arquiteto, o cliente também recebe orientações sobre os materiais mais adequados para cada espaço.

Por exemplo: ele pode indicar o uso do porcelanato em salas, e laminado ou madeira em quartos. Ele também pode recomendar o uso de gesso, para melhorar a estética do espaço, e granito para dar um acabamento na cozinha, banheiro e churrasqueira. Tudo isso é feito de acordo com o uso de cada ambiente e o perfil do cliente.

Ele também pode dar dicas sobre materiais que dão qualidade para a obra, sem elevar demais os custos. Assim, o cliente não corre o risco de comprar um produto inadequado em função de uma promoção ou má orientação de um vendedor em alguma loja de construção.

Redução das “dores de cabeça” no futuro

Como o arquiteto tem conhecimentos técnicos e legais, ele faz o planejamento da obra seguindo todas as normas do município. Portanto, evita problemas como irregularidades legais ou técnicas que podem comprometer a finalização da obra ou, até mesmo, a qualidade da construção com o passar dos anos. 

Já imaginou como seria investir recursos em uma casa e, depois de alguns anos, vê-la cheia de rachaduras ou com infiltrações? Ao contratar um arquiteto, pode-se evitar muitos problemas como esses.

Além disso, a qualidade da obra também garantirá uma maior valorização do imóvel, aumentando o patrimônio familiar.

Otimização dos gastos 

Ao realizar o planejamento e cronograma da obra, o profissional contribui para otimizar os custos da construção. Isso ocorre porque o arquiteto pode definir a quantidade de materiais necessários, como: cimento, tijolo, areia e tubos. Dessa maneira, ele evita que o cliente compre itens em excesso e perca dinheiro.

Ademais, o projeto detalhado do arquiteto também ajuda para que os outros profissionais envolvidos saibam exatamente o que fazer. Isso evita erros e retrabalhos, que poderiam gerar despesas maiores e aumentar o tempo necessário para conclusão da obra.

Praticidade e bem-estar

O arquiteto é o profissional que conseguirá entender as expectativas do cliente, ouvir opiniões e transformá-las em um projeto para a casa dos sonhos. Ele é capaz de relacionar cores e acabamentos com o perfil de cada pessoa e dar um design diferenciado para a obra.

Afinal, o objetivo dele não é apenas entregar um projeto e terminar o trabalho. Ele cria ambientes que vão transformar a rotina da família e melhorar o bem-estar de todos. 

Quer sabe sobre mais tópicos essenciais para construir seu imóvel? Baixe o e-book:

construir a primeira casa-arquiteto

Cuidados essenciais ao contratar um arquiteto

Antes de contratar um arquiteto, procure saber suas referências profissionais, conhecer as opiniões de outros clientes e verificar algumas obras já executadas por ele. Você também pode buscar informações junto ao CAU — Conselho de Arquitetura e Urbanismo para saber se ele é confiável.

Aproveite para conversar com o profissional, esclarecer dúvidas e verificar se existe uma afinidade entre o estilo de trabalho dele e o que você espera para a sua casa. Afinal, vocês terão que trocar informações e discutir ideias para chegarem a um projeto que atenda as suas expectativas.

Lembre-se: contratar um arquiteto não é um gasto, mas investimento. É ele quem vai projetar o lugar que sua família vai morar. Portanto, procure conversar, esclarecer dúvidas e mostrar as necessidades do seu dia a dia para que ele possa fazer o projeto mais adequado para a sua rotina.

Pronto! Agora você já conhece todas as vantagens de contratar um arquiteto! Não hesite em entrar em contato com a nossa equipe se você tiver dúvidas sobre o assunto ou precisar de soluções inovadoras para seu imóvel!

Sobre o autor

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito Arquitetura e Urbanismo

Thales Brito é Arquiteto e Urbanista especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção. Trabalha com elaboração de projetos e construções. Auxilia seus clientes a criarem estratégias para construírem seus sonhos, por meio de projetos detalhados e planejamento de obras.
Esse blog possui como objetivo apresentar conteúdos para auxiliar você e diversas pessoas a concretizarem seus empreendimentos de maneira simples, segura e organizada.

Deixar comentário.

Share This

Receba conteúdos exclusivos a cada 15 dias. Inscreva-se!

EI, ESPERE!

Junte-se a pessoas que estão por dentro das novidades do blog.

Inscreva-se!

Site 100% Seguro!