Chegou a hora de reformar a cozinha para dar uma renovada no ambiente? Só de pensar no caos que toda obra causa já dá um frio na barriga, não é? Por isso, realizar um planejamento bem-feito é fundamental para manter o controle da situação.
Hoje em dia, a cozinha tem uma importância na socialização que não havia antes, o que faz com que o espaço receba mais atenção. Bem projetado, o cômodo facilita o seu cotidiano e adiciona charme à sua casa.
Quer perder o medo de quebrar a parede? Então, aprenda como planejar a reforma da sua cozinha!
Defina o orçamento para reformar a cozinha
O primeiro passo de qualquer planejamento é definir os recursos disponíveis para a realização do projeto. Só assim você pode separar o que é possível fazer daquilo que está fora de questão. Isso dá diretrizes para o desenvolvimento das etapas subsequentes do planejamento.
Com os limites financeiros definidos, procure mão de obra e produtos que caibam neles. Na dúvida, peça orçamentos de diferentes opções para explorar os diferentes valores do mercado e entender qual faz mais sentido em relação à sua disponibilidade. Feito isso, reserve uma quantia de, aproximadamente, 20% dos gastos predefinidos para não ser pego de surpresa com eventuais imprevistos.
Pense na rotina da família
Qual é o uso efetivo que a sua família dá à cozinha? Vocês costumam receber visitas em volta desse cômodo? Cozinham com frequência? Alimentam-se nessa área?
Respondendo a essas perguntas, aparecerão os itens indispensáveis para reformar a cozinha. Por exemplo, se a sua família gosta de preparar a própria refeição com todos reunidos, uma bancada de manipulação maior é necessária, se alguém gosta de vinho, uma adega pode ser uma boa solução, e assim vão surgindo os pontos importantes do projeto.
Determine a posição dos principais itens
Agora que você já tem um esboço do que a sua cozinha vai ter, falta determinar a posição dos itens principais.
O fogão, a geladeira e a pia são especialmente importantes para o ambiente. A parte hidráulica e elétrica vai se conformar com a definição desses elementos. Encontre um meio termo para que os custos com isso não se elevem muito, pois o mau posicionamento pode gerar gasto desnecessário de material.
Depois disso, pense nos outros aparatos secundários para que nenhum aparelho fique sem fonte de alimentação.
Escolha os itens de decoração
Chegou a etapa da criatividade. Faça a escolha do revestimento, da iluminação e dos eletrodomésticos. O mercado oferece várias alternativas em cores, texturas e materiais para o revestimento. Observe os cômodos próximos para escolher com harmonia.
É importante que a iluminação seja natural ou artificial de cor fria. Por conta da manipulação de alimentos com utensílios cortantes, a necessidade de boa visualização sobressai sobre o desejo pelo efeito decorativo. No entanto, o toque pessoal ainda pode ser colocado em luzes focais para destacar aspectos interessantes da cozinha.
Pronto! Feito esse planejamento, você pode partir para a execução e reformar a cozinha do jeito que você sempre quis. Se ainda restar algum receio sobre a condução da obra, contrate uma empresa de arquitetura especializada! Custos e tempo, com certeza, serão otimizados com a experiência de profissionais do ramo.
Gostou? Aproveite que está aqui e aprenda agora como calcular os custos de uma obra! Não perca! Ou entre em contato com nossa equipe especializada!!